Consultores Externos


Amanda Silveira Carbone
Amanda Carbone

Mestre e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP, na linha de pesquisa “Política, Planejamento e Gestão Ambiental” Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo. É pesquisadora da Rede SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas – NapMC/ INCLINE – INterdisciplinary CLimate INvestigation Center. Atua na área de Ciências Ambientais com os temas: mudanças climáticas, áreas verdes urbanas, planejamento e gestão ambiental, indicadores de sustentabilidade e interdisciplinaridade.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419921473793118

 

Ângela Napolitano

Ângela Aparecida Napolitano

Advogada e Consultora Ambiental. Especialista em Direito Ambiental (USP) e Mestre em Ciências Ambientais (PROCAM-USP), linha de pesquisa direito, saúde e áreas contaminadas. É pesquisadora do SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Juliana Pellegrini Cezare 

Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), na linha de pesquisa “Política, Planejamento e Gestão Ambiental”.Possui julianapellegrinicezaregraduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Mestrado em Saúde Pública, com ênfase em Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). É pesquisadora da Rede SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável e aluna do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas – NapMC/INCLINE – Interdisciplinary Climate Investigation Center.Atua como membro do Coletivo Quinta Ambiental e foi conselheira do CADES JT – Conselho Regional de Meio ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz Jaçanã/Tremembé no biênio 2016/2018.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5614023518727988

 

Mary Lobas

Mary Lobas

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atuou como diretora do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de São Paulo. Professora da Universidade Mogi das Cruzes na área de Gestão Ambiental e Saúde. Consultora do Instituto SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o desenvolvimento Sustentável. Experiência na área Ambiental, atuando principalmente nos projetos de educação ambiental, gestão ambiental, participação social, fortalecimento institucional e estudos de impacto ambiental.​

 

Larissa Ciccotti

Graduada em Química Ambiental pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Senac. Doutora em Química  (IQ-USP), especialista em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pela Escola Politécnica da USP (MBA) e Pós-Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente atua como consultora ambiental. Possui experiência na área de gestão e saneamento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde ambiental, sustentabilidade, prevenção e controle da poluição, tratamento de efluentes, poluição atmosférica, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e desastres.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9559257415045827

 

Samia do Nascimento Sulaiman 

Pós-doutora em Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo (USP), Doutora e Samia SulaimanMestre em Educação (USP), Mestrado e Doutorado em Gestão de Riscos Naturais pela Universidad de Alicante, Espanha. Graduação e Licenciatura em Letras (USP). Pesquisadora do Instituto de Energia e Ambiente (USP). Experiência em Consultoria nos temas de Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mobilização social, Gestão de Riscos, Formação de Voluntários, Gestão Participativa, atuando em projetos de pesquisa e de extensão universitária, cursos, oficinas, workshops e palestras. Experiência como docente nos ensino fundamental, médio, técnico e superior.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9850909737590184

 

Sonia Maria Viggiani Coutinho

Graduação em Direito, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Ciências, linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Ambiental, todos pela Universidade de São Paulo. 1948125_10200567291264581_98892908_nPós-doutorado pela Universidade de São Paulo, com Bolsa Fapesp. Pós-doutorado em andamento junto à Escola Politécnica/USP, no tema das Smart Cities. Pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas – NapMC/ INCLINE, do Grupo de Pesquisa Modos de Vida, Sustentabilidade e Dinâmicas Contemporâneas, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS- UTFPR) e do NIESC – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Ciências Sociais e Sustentabilidade. Pesquisadora colaboradora da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental (IEE/USP). Atua na área de Ciências Ambientais, Saúde Pública e Interdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão ambiental e urbana, indicadores de sustentabilidade, direito ambiental e urbanístico, legislação ambiental, cidades, saúde e mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8890287717199406

 

Rodrigo Rudge Ramos Ribeiro

Captura de Tela 2018-05-08 às 11.24.18

Doutorado internacional em Ecologia Tropical na Universidade de Alicante na Espanha, Mestrado em Gestão Energética e Ambiental pela Universidade de Aveiro em Portugal, Engenheiro pelo Instituto Mauá de Tecnologia e especialização pela FVG no Brasil. Atuação em pesquisa ambiental em: mudanças climáticas, riscos climáticos, riscos naturais, agricultura e emissões de gases de efeito estufa. Experiência em projetos de pesquisa desenvolvida em Portugal, Espanha, Alemanha e Polônia. Experiência em projetos de consultoria pela Pisando Verde na área de riscos climáticos no espaço rural e na Fundação Getulio Vargas em projetos relacionados ao setor agrícola brasileiro e questões ambientais. Recentemente convidado como um jovem pesquisador para elaboração da Declaração de Tóquio 2017 e Workshop de eventos extremos realizado na Universidade das Nações Unidas em Tóquio.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1067042051573159