Com base na premissa “aprender juntos para fazer juntos”, o projeto “Conexões na mata atlântica: uma rede de oportunidades para a conservação” buscou sensibilizar, conscientizar e mobilizar jovens e adultos do entorno do Parque Natural Municipal de Pedroso e do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, Unidades de Conservação de Santo André – SP para os problemas ambientais, estimulando seu protagonismo em ações em prol do desenvolvimento sustentável do território onde vivem. Entre abril e novembro de 2019, foram realizadas oficinas de educação ambiental, trilhas, estudos do meio e encontros para criação de dois coletivos ambientais possam definir, planejar e executar proposta de intervenção local para fortalecer o protagonismo em ações de proteção ambiental.
O projeto foi realizado pelo Instituto SIADES com recursos do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental), ligado ao SEMASA (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
No dia 14 de novembro foi o dia de celebrar e encerrar as atividades do projeto em Paranapiacaba, com a realização do Festival de Talentos de Paranapiacaba na Escola Lacerda Franco. O coletivo ambiental Liga Jovem, formado por alunos, professores e moradores da Vila, planejou diversas atividades como: bate-papo sobre Tupi-guarani, com Prof. Osmar Losano; Exposições fotográficas - tiradas por alunos, ex-alunos e moradores como Regina Azevedo Miguel; Leitura dramática “Diálogo entre passado e futuro"; Exposição de plantas alimentícias não convencionais e troca de sementes e mudas, com Israel Lopes; Instalação fotográfica com monóculos; Música com Erick Carillo e Thiago Santos, nascidos em Paranapiacaba; Apresentação do projeto escolar “Cartografia afetiva” e a Galeria de arte em grafite na escola, pela Prof. Cristina, moradora e artista da Vila; Batalha de rimas e concurso de Logo para o coletivo ambiental. Na roda de conversa de abertura ficou marcado o papel da articulação com a população para a conservação ambiental e a relevância de continuidade com atividades educativas e formação para jovens e moradores na área ambiental.
No dia 30 de novembro foi a vez de fechar ciclos no Parque do Pedroso, com o evento “Revelando o Pedroso”, que contou com atividades planejadas e organizadas pelo coletivo ambiental Amigos do Pedroso. A exposição fotográfica foi composta por 10 banners temáticos com fotos de arquivos pessoais de moradores e do acervo do Museu de Santo André e do SEMASA, contando a história do parque e a riqueza natural e humana que o compõe como: o teleférico, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, o lazer e a recreação, as trilhas, a capela, o Santuário Nacional de Umbanda, revelando a relação histórica entre natureza e sociedade no Parque do Pedroso. A programação contou com 4 oficinas: colares de material reciclável, artesanato com as artesãs da Borda do Campo, compostagem e pintura com tintas naturais. Na roda de conversa de abertura do evento, ficou expresso o desejo do Coletivo Amigos do Pedroso em participar na formação do Conselho Gestor do Parque, para representar e reivindicar as demandas das comunidades do entorno, bem como as propostas do coletivo: agenda permanente de atividades de educação ambiental, com guias, monitores ambientais, sinalização das trilhas, oferta de alimentação, com geração de renda para cozinheiros da região, atividades culturais com grupos locais, especialmente expondo os trabalhos das artesãs da Borda do Campo.
Com resultados positivos de sensibilização ambiental impulsionando a mobilização social nos Parques Naturais Municipais de Paranapiacaba e do Pedroso, entre abril e novembro de 2019, o Instituto SIADES celebra a oportunidade de apoiam o início de um novo ciclo de engajamento social pela conservação fortalecendo a relação natureza e sociedade em Santo André.

Deixe um comentário

Rolar para cima