O SIADES – Sistema de Informações para o Desenvolvimento Sustentável fará o lançamento público do Caderno Técnico GIRD+10: Gestão Integrada de Riscos e Desastres  e do canal YouTube Caderno GIRD, no dia 19 de outubro às 9h, em uma live organizada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

A publicação traz abordagens teóricas e metodológicas e exemplos de boas práticas que colaboram com uma perspectiva sistêmica, integrada e participativa de gestão de riscos e desastres, em direção à prevenção e à sustentabilidade. É dividida em quatro capítulos: Perspectivas sobre Gestão de Riscos e DesastresVisão de Futuro e Cenários de Riscos no BrasilRedução de Riscos e Desastres; e Ações Integradas e Colaboração na Gestão de Riscos.  Além dos textos, há animações, webstories, podcasts, vídeos de entrevista e um minidocumentário que aproximam o tema dos riscos e desastres à realidade brasileira.

A publicação e os audiovisuais são resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido entre julho de 2020 e setembro de 2021, com apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), dentro de projeto de cooperação técnica internacional com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

A versão para download está disponível no site da SEDEC e do SIADES. Há também uma versão digital para acesso remoto. As mídias podem ser visualizadas por QR codes dentro da publicação ou diretamente no canal do YouTube.

O objetivo principal dos materiais é ampliarmos a cultura de prevenção e proteção à vida, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil (Sinpdec).

Deixe um comentário

Rolar para cima