“Desastres, aqui!? Como prevenir?” é o tema da 6ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir2021 do Programa CEMADEN Educação, que desde 2014 mobiliza e articula uma rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres, uma iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O SIADES desde 2020 vem desenvolvendo, em parceria com a Universidade Federal do ABC e a Universidade Metodista de São Paulo, um projeto de pesquisa de atualização e aprimoramento de conteúdos técnicos para Gestão Integrada de Riscos e Desastres junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) por meio de uma Cooperação Técnica Internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Unindo esforços e contribuindo para ampliar a conscientização para uma cultura de prevenção em nossas cidades, estamos divulgando a campanha nas nossas redes sociais e compartilhando conteúdos educacionais como o Caderno Técnico GIRD+10 em sua versão digital como também impressa, com a doação de exemplares para o kits de premiação da campanha.

A campanha foi idealizada com o objetivo de ampliar a mobilização e o engajamento por meio das redes sociais com vídeos de até 1 minuto. A ideia é incentivar a percepção da ocorrência local de desastres (Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?), que vão da pandemia às mudanças climáticas.

A Campanha, longe de ser normativa e competitiva, considera “boas práticas” de pessoas, escolas, Defesas Civis, universidades, instituições governamentais, ONgs e coletivos… Todos podem participar. Conheça mais essa iniciativa, participe e divulgue usando #AprenderParaPrevenir2021.


Deixe um comentário

Rolar para cima