“Siades é uma rede de pessoas engajadas na proteção do meio ambiente, da qual eu tenho imenso prazer em fazer parte. Faço parte do Siades, pois estar em contato com a equipe técnica do Siades é sempre uma bela oportunidade de aprendizado. Faço parte do Siades, pois acredito nas suas propostas.”

Juliana Alencar é doutora em manejo de águas urbanas pela POLI/USP. Pós-doutorado em Infraestrutura verde pela FAU/USP. Pesquisadora em temas relacionados à revitalização de rios urbanos na USP e Professora adjunta na FATECSP/UNESP. Consultora em projetos de infraestrutura urbana e manejo de bacias hidrográficas.


“O SIADES é uma rede que reúne profissionais de especialidades e competências diversas e, ao mesmo tempo, complementares e essa diversidade de saberes é fundamental para o desenvolvimento de soluções e estratégias eficazes no combate à crise climática. Eu conheci o SIADES através de uma colaboradora, Sâmia Sulaiman, uma pessoa maravilhosa e muito competente. Ela me convidou e eu prontamente aceitei. Acredito que tenho muito o oferecer ao SIADES, especialmente na área de Gestão de Baixo Carbono. É uma satisfação imensa fazer parte dessa rede virtuosa.”

Luiz Roberto de Oliveira é pós-graduado em Planejamento e Gestão de Turismo Cultural e Ambiental, especializado em Gestão Socioambiental Empresarial. De 2013 a 2017 ocupou o cargo de Chefe do Setor de Política de Baixo Carbono e
Clima, na Sec de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, responsável pelo Projeto Urban LEDS, além do 1º Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa, Política Climática e Plano de Baixo Carbono da cidade.
Em maio de 2017 foi contratado como Consultor pela empresa boliviana
SASA para a finalização do Projeto Pegada de Cidades, em Recife, projeto financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e implementado em mais 12
cidades da América Latina e Caribe. Em dezembro de 2018 foi contratado como Consultor pelo consórcio WayCarbon (Brasil), ICLEI (Brasil) e South Pole (Canadá) para novamente atuar junto à Prefeitura do Recife, dessa vez na elaboração do Plano de
Adaptação à Mudança Climática da cidade, mais um projeto financiado pelo CAF e que foi concluído em outubro de 2019.
Empreendedor, Luiz Roberto é fundador e Diretor Executivo da Novo Olhar Inovação e Sustentabilidade, consultoria em Recife. Também é CEO do Ecopass, startup de tecnologia que desenvolveu o aplicativo de mesmo nome onde os usuários calculam e compensam suas emissões de CO2 através do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, Caatinga e Mangue. Aprendeu a ser parceiro do mar, com quem trabalha em harmonia ao dropar cada onda. Lição que o ajuda na construção de um novo olhar.


“Sou licenciada em Letras e a Educação Ambiental é o campo em que atuo tanto como pesquisadora, quanto como consultora. Sou consultora do SIADES desde 2016 e, para mim, as metodologias participativas e produção coletiva de conhecimentos e soluções locais que o SIADES desenvolve em seus projetos potencializam minha formação pessoal e profissional e ampliam a mudança que quero ver e realizar no mundo. Parabéns SIADES pelos 18 anos. Conte comigo para os próximos nessa jornada de sustentabilidade na prática.”
Samia Sulaiman é doutora em Educação e Gestão de Riscos.

“Compartilhar meus conhecimentos e aprender na prática com as pessoas é o que me move e me motiva a participar dos projetos socioambientais do SIADES.”


“Conheço o trabalho do SIADES desde sua criação em 2002, fiquei entusiasmada com o trabalho desenvolvido, principalmente a parte prática dos projetos, Educação e Participação Social. Conversando com a Professora Sonia Coutinho que é umas das fundadoras do SIADES, tive a felicidade de ser convidada para fazer parte do Instituto. Desde 2005 venho trabalhando no gerenciamento e execução de projetos socioambientais, elaboração e acompanhamento de publicações, consultorias e pareceres técnicos.
Desde 2019 represento SIADES no Comitê da Bacia Hidrográficas do Alto Tietê. O Comitê é um órgão colegiado, vinculado ao Estado de São Paulo, de caráter consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico, que compõe o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH), na Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográficas do Alto Tietê. A Câmara Técnica de Educação Ambiental, tem dentre outras atribuições
⦁ Propor diretrizes para planos, programas e projetos de Educação Ambiental, capacitação e mobilização social, com base no diagnóstico e na sistematização dos problemas e potencialidades socioambientais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
⦁ Estimular a disseminação e a divulgação de informações relacionadas à gestão dos Recursos Hídricos através de processos de educação, comunicação, sensibilização e mobilização social que envolva a sociedade civil e os poderes públicos municipais e estadual;
⦁ Estimular os municípios para a criação ou fortalecimento de políticas municipais de Educação Ambiental.
Represento também, o SIADES na Câmara de Temáticas Ambientais da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, para a elaboração de diretrizes de políticas públicas no âmbito do Município de São Paulo.”

Mary Lobas de Castro é Bióloga. Especialista em Educação Ambiental e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública.


“É uma alegria imensa fazer parte dessa equipe tão engajada e consolidada. Esta trajetória de 18 anos demonstra a responsabilidade e o compromisso do Siades com o meio ambiente, com as pessoas e com a ideia de um futuro mais sustentável.”
Rodolfo Baesso é doutorando e Mestre em Planejamento e Gestão do Território (2018), Engenheiro Ambiental e Urbano (2015) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (2013) pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Pesquisador no Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis da UFABC e do Projeto Temático Fapesp “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face a variabilidade climática (2017-2022)” IEE-USP. Com passagem pelo setor público e trabalhando atualmente na revisão de metodologias para mapeamento de riscos, integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) de Gestão de Riscos da UFABC e da Sossé – Soluções Socioambientais. Com experiência em temas como: gestão de riscos socioambientais, desastres socioambientais, planejamento urbano, habitação, conflitos urbanos, mobilização social e permacultura.


“Conheci o SIADES durante meu pós-doutorado na FSP/USP e sempre me interessei pelos projetos desenvolvidos e claro, pela causa. Eu trabalho com mapeamento participativo e esta é uma ferramenta fundamental para projetos socioambientais e urbanos. Desde 2019 comecei então a colaborar com o Siades e fico muito feliz por poder aprender tanto com a equipe e contribuir com projetos tão inovadores e necessários hoje.”

Carolina Monteiro de Carvalho é pesquisadora colaboradora no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), e pesquisadora e consultora em Sistemas de Informação Geográfica Participativa (SIGP) para estudos urbanos. É idealizadora do Comunidades Vivas – Mapeamento Participativo. Fez pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com período de pesquisa no Department of Built Environment, Aalto University, Espoo, Finlândia. É doutora em Planejamento Energético e Ambiental, pelo Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE, Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ).


“Desenvolvo projetos junto ao Instituto Siades praticamente desde sua fundação. Foram grandes projetos executados, muito aprendizado, e hoje iniciamos 2021 com uma equipe altamente capacitada, com uma série de parcerias formadas, muito trabalho realizado e a realizar, sempre com seriedade e compromisso com uma sociedade mais justa, economicamente viável, ambientalmente correta e culturalmente diversa.”

Sonia Coutinho é Professora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; Saúde Global e Sustentabilidade e Saúde Pública (FSP/USP). Atua na área de Ciências Ambientais, Saúde Pública e Interdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e gestão ambiental, indicadores de sustentabilidade, direito ambiental e urbanístico, legislação ambiental, cidades, saúde e mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade e redes acadêmicas.


“Buscar uma sociedade justa, reduzindo os impactos ambientais é o meu norte. Tenho orgulho de contar com o SIADES para trilhar esse caminho.”

Israel Lopes atua desde 2005 na área socioambiental tendo experiências com turismo, agroecologia, educação ambiental e ecoprofissional para público diverso, além de participar de conselhos de gestão no âmbito das Reservas da Biosfera”.
É guia de turismo, monitor ambiental e cultural e educador socioambiental.


“Conheci o Instituto Siades durante minha trajetória como pesquisador e colaborador do LabGRis da Universidade Federal do ABC e consultor da Sossé, onde trabalho em projetos socioambientais utilizando metodologias participativas como a Cartografia Social e Educação ambiental por exemplo.
Vejo o Siades como uma Instituição que atua em projetos socioambientais que fazem a diferença para o desenvolvimento justo e sustentável da nossa sociedade. A sua rede de conexão entre os excelentes profissionais e pesquisadores, de formações distintas, formam uma base interdisciplinar que possibilita a elaboração e realização de projetos incríveis. Esse conjunto da obra é mais que o suficiente para apoiar o Instituto e torcer pelo seu sucesso.”

Fábio De Santis é Mestre em Planejamento e Gestão do Território e Engenheiro Ambiental e Urbano pela UFABC. Consultor socioambiental na equipe Sosse – Soluções Socioambientais. Integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA-UFABC e do Laboratório de Gestão de Riscos da UFABC – LabGRis. Colaborador na OSCIP Instituto Siades. Atuo em projetos participativos integrando as temáticas Sustentabilidade, Educação Ambiental, Engenharia e Permacultura.


“O Siades é uma instituição séria e comprometida com a sustentabilidade e que tem dado sua parcela de contribuição na construção de um mundo melhor.
Tenho muito orgulho da trajetória que construí junto ao Siades nos últimos oito anos. São diversos projetos, parcerias e ideias apaixonantes para transformar realidades.
Seguimos somando!”

Amanda Carbone é Bióloga, mestre e doutora em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com enfoque em planejamento urbano, serviços ecossistêmicos e gestão de áreas verdes. É consultora e coordenadora de projetos socioambientais, com enfoque em sustentabilidade e processos participativos no Instituto SIADES, colaboradora do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP e parceira na Bridge3. É líder climática pelo Climate Reality Program.


“O SIADES tem feito diversas parcerias com os pesquisadores do LabGRis. Todos seus projetos são inovadores, marcados pela qualidade investigativa com foco na sustentabilidade e abrangência participativa e pela qualidade dos produtos educacionais.”
Fernando Rocha Nogueira é doutor em Geociências e Meio Ambiente, professor associado do CECS-UFABC e professor permanente do PPGPGT-UFABC. Coordenador do LabGRis-UFABC


“Apoiar o Instituto Siades é acompanhar a construção de um espaço plural, em que todas as vozes são importantes. Ao mesmo tempo, é poder trabalhar com abertura para criatividade, inovação e troca, estando envolvida com projetos significativos e capazes de marcar um tempo, um lugar, uma pessoa.
É ainda contemplar a união de diversas áreas do conhecimento e observar o resultado da força do trabalho coletivo e participativo.
Acredito na educação que tenha como alicerce o diálogo, a construção do conhecimento, a partir da consideração da bagagem pessoal dos envolvidos nesse processo e também dos múltiplos pontos de vista. Essa é uma perspectiva que tem estreita relação com a minha formação familiar, acadêmica e
profissional.”

Samella Marinho é licenciada em Letras com especializações na área de Educação Bilíngue para Surdos. Atuou como gestora de pessoas por seis anos nas Bibliotecas São Paulo e Parque Villa Lobos. É revisora de textos e ministra aulas de língua portuguesa e inglesa.”

Deixe um comentário

Rolar para cima