O curso à distância traz os novos paradigmas relacionados à Gestão Integrada de Riscos e Desastres no Brasil, suas estratégias e as ferramentas que apoiam as ações de redução de riscos e de ocorrências de desastres e subsidiam o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, a partir das diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei n° 12.608/2012).  Lançado em junho de 2022, o Curso GIRD+10 Gestão integrada de Riscos e Desastres já formou mais de 300 pessoas e atualmente está com 165 alunos.

O curso é gratuito e acessível pela plataforma da EVG – Escola Virtual de Governo, para gestores públicos, representantes de secretarias municipais, agentes de defesa civil, professores e educadores sociais, lideranças comunitárias, estudantes e pesquisadores profissionais e demais interessados. Para realizar inscrição no curso acesse: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/842.

São 24 horas de carga horária, divididas em 4 módulos de 6 horas. O Módulo 1 – Perspectivas sobre a Gestão de Risco e Desastre traz os referenciais teórico-metodológicos atualizados, marcos internacionais de referência e as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei n° 12.608/2012). O Módulo 2 – Visão de futuro e cenários de risco no Brasil apresenta a proposta de cenários de risco no Brasil com um panorama atualizado da diversidade nacional, bem como o tema das mudanças climáticas e dos multirriscos nas cidades brasileiras. O Módulo 3 – Redução de riscos e desastres aborda o diagnóstico acurado por meio de mapeamentos de riscos e propostas de intervenções em diálogo com as chamadas Soluções Baseadas na Natureza. O Módulo 4 – Ações integradas e colaboração na gestão de riscos envolve o tripé governança, comunicação e educação como estratégia para apoiar ações intergovernamentais, interinstitucionais e com envolvimento da sociedade.

As aulas variam de 50 a 120 minutos, com diversos recursos audiovisuais como videoaulas, vídeos de entrevistas, mini documentários, animações, webstories, podcasts que também estão disponíveis no canal Youtube CADERNO GIRD https://www.youtube.com/channel/UCcFEBvITP_5uUVpDEVhp3aw . O curso ainda conta com material didático próprio: “Caderno Técnico GIRD+10 Gestão Integrada de Riscos e Desastres”, que também está disponível para download em: <https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/Caderno_GIRD10__.pdf>.

Além dos materiais de estudo, cada módulo inicia com uma pergunta diagnóstica sobre o tema do módulo e a cada aula o/a participante responde a um questionário de 3 perguntas objetivas que lhe indicam seu aprendizado etapa a etapa. Concluindo os módulos, a plataforma emite certificado automaticamente.

Até o momento as regiões nordeste e sudeste tiveram o maior número de participantes e isso também se deve às inúmeras situações de desastres que vêm sofrendo, mostrando a importância de cursos como esse.

Distribuição geográfica dos inscritos no curso GIRD+10.

O curso GIRD+10 é um dos resultados do Projeto de pesquisa “Aprimoramento e atualização dos conteúdos técnico-operacional e de proposta pedagógica (presencial e a distância) para Gestão de Risco e Desastre no contexto brasileiro”, desenvolvido entre julho de 2020 e setembro de 2021 pelo SIADES em parceria com a UFABC e a UMESP. O trabalho buscou qualificar a Gestão de Riscos e Desastres no Brasil dentro da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 – Projeto Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil entre o Ministério do Desenvolvimento Regional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil.

Informações sobre as estatísticas do curso podem ser verificadas em https://emnumeros.escolavirtual.gov.br/indicadores/ .Utilizar os filtros localizados à direita do site para informações sobre um curso específico.  FILTRO: Curso: GIRD+10

Deixe um comentário

Rolar para cima